top of page

Acerca de

Âncora 1
HomePage_Coração-05.png

SOBREPOSTA

Fundação e Resenha histórica

A freguesia de Sobreposta é dona de um passado histórico longo e relevante que transparece, ainda hoje, nas suas gentes e costumes.

Dizem que o seu nome se deve a um conjunto de dez pedras, que se encontravam sobrepostas no alto do monte da Pena. “SOBREPOSTA era vista, desde a origem, como “Pedra sobreposta”, conforme comprovam diversos documentos medievais.” (Mendes, F. (2015), Freguesia de Sobreposta - Um Pouco da Sua História. Braga: Associação Social e Cultural.)

É dona de particularidades, até mesmo na sua fundação. Ora veja-se: pertencia ao pequeno concelho de Pedralva (atualmente uma freguesia vizinha), que se figurou como tal ao longo de seis séculos, mais precisamente entre 1236 e 1836. Aquando da extinção da municipalidade de Pedralva, Sobreposta foi integrada no Município de Braga. No entanto, em 31 de dezembro de 1853, foi anexada ao concelho de Póvoa de Lanhoso, tendo regressado à administração bracarense, no ano de 1855. Em 1749, Sobreposta viu a sua jurisdição crescer com a anexação de S. Tomé de Lageosa.

O Brasão da freguesia de Sobreposta, da autoria de José Bénard Guedes, caracteriza-se por 6 elementos.

O elemento que serve como base principal é um escudo verde. O escudo é onde assenta o monte dourado movente da ponte. Este monte representa a localização geográfica da freguesia, mais precisamente, o Monte da Pena, um local de interesse turístico, onde se localizava o dito conjunto de pedras que terá dado origem ao nome da freguesia.

Os três bastões de negro, postos em faixa e alinhados em pala, simbolizam os vestígios das três ordens de muralhas existentes no Monte da Pena que, no passado, defendiam a povoação, comprovando, assim, o remoto povoamento desta zona.

Em cima do escudo verde, por cima dos três bastões, apresenta-se uma flor de lis prateada, que representa Santa Maria, a padroeira da freguesia. No topo, consta uma coroa mural prateada, com a representação de três torres, que retratam os vestígios das três ordens de muralhas encontrados no monte da Pena. Em baixo, está uma faixa branca, com uma legenda a negro, onde se lê “SOBREPOSTA – BRAGA”.

Heráldica

Brasão de Sobreposta_PNG.png

Breve
Caracterização

Sobreposta apresenta uma área de cerca de 6 quilómetros quadrados (5,98km2) e a sua densidade populacional, aquando dos últimos Censos (2011), era de 217.5, com 1301 habitantes. Segundo estes dados oficiais, é a terceira freguesia de Braga com menor densidade populacional, muito provavelmente, devido ao forte êxodo migratório de população ativa.

De facto, nas décadas de 60 e 70, assistiu-se a um movimento significativo de pessoas que procuraram melhores condições de vida na emigração a salto para outros países, fazendo-o especialmente para França. Houve também migrações para outras zonas do país, nomeadamente para a área metropolitana de Lisboa. Parte desta população regressou à terra já na reforma, evidenciando o facto de Sobreposta ter uma população envelhecida.

bottom of page